Nota de falecimento - Calcário Diamante

luto002É com pesar que a Diretoria do Sindical informa o falecimento do sr. Antônio Vitti, proprietário do Calcário Diamante. O falecimento ocorreu neste sábado, 14 de julho, aos 83 anos.

O sepultamento ocorrerá neste domingo, 15 de julho, às 14h, no Cemitério Parque das Palmeiras, em Rio Claro (SP), onde também ocorre o velório.

Sr. Antônio era viúvo de Maria Thereza Ramos Vitti e deixa os filhos Fábio e Antônio Cláudio, além de noras e quatro netos. Fábio é vice-presidente do Sindical. A Diretoria, Associados e Colaboradores do Sindical enviam as condolências à família do sr. Antônio.

Consumo de calcário esbarra na greve, estiagem e canaviais "velhos"

canacalcario-01A reduzida ocorrência de chuvas e os canaviais "velhos" estão freando o consumo de calcário no Estado de São Paulo. A alta de 9,4% nos primeiros cinco meses de 2018 ocorre a partir de bases reduzidas na comparação, que foram os números do ano passado.

Ao mesmo tempo, a greve dos caminhoneiros, nos últimos 10 dias de maio, afetou o resultado. Até a paralisação, o consumo estava sendo superior ao ano anterior na casa dos 13%.

O alerta é feito pelo presidente do Sindicato das Indústrias de Calcário e Derivados para Uso Agrícola do Estado de São Paulo (Sindical), João Bellato Júnior.

Calcário em gramado para futebol: garantia de “bola rolando”

Futebol gramado 11bEm períodos de Copa do Mundo, a qualidade do gramado utilizado para as partidas impressiona quem assiste aos jogos e até mesmo os praticantes do futebol como hobby. No Brasil, o calcário é um parceiro para garantir a qualidade na hora de a bola rolar.

Reunindo nutrientes como cálcio e magnésio, o calcário tem sua imagem geralmente relacionada à produção agrícola. Sua aplicação corrige a acidez do solo, num processo chamado “calagem”.

“Nas culturas, a calagem e adubação são importantes para garantir uma boa produtividade. Nos gramados, as características qualitativas pesam mais, como uma boa coloração, densidade e resistência”, conta Jairo Hanasiro, engenheiro agrônomo pela Esalq/USP, com especialização em Fertilidade de Solos e Nutrição de Plantas.