Enacal 2017

Abracal reelege Raabe e Bellato; divulgação guiará novo mandato

Diretoria - Abracal

Diretoria da Abracal esteve reunida em Guarulhos (SP)
Foto: Divulgação

O presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Calcário Agrícola (Abracal), Oscar Alberto Raabe, foi reeleito para o cargo. Assembleia realizada no dia 27 de junho, em Guarulhos (SP), definiu que ele comandará a entidade até 30 de junho de 2019.

Presidente do Sindical, João Bellato Júnior foi reeleito para a vice-presidência, sendo que outros dois paulistas também permanecerão na cúpula da Abracal – Fábio Ramos Vitti no Conselho Fiscal, e Euclides Francisco Jutkoski em uma das diretorias executivas.

“A divulgação da calagem é uma das principais metas”, explicou Raabe, que é produtor de calcário no Rio Grande do Sul. Ações institucionais, como contatos com autoridades e organizações das áreas agrícola e da mineração, também constam das medidas que serão incrementadas no novo mandato.

O consumo de calcário no Brasil chega perto de 35 milhões de toneladas anuais. Para Raabe, “esse número poderia ser no mínimo duas vezes maior, o que ampliaria a produtividade no campo. O agricultor teria maior rentabilidade em seu negócio”.

O presidente reeleito destacou que prática da calagem – a correção da acidez do solo – traria maior oferta para exportação, o que ajudaria a economia brasileira.

Os benefícios chegariam ao consumidor, com ampla variedade de produtos.

Os sindicatos estaduais presentes na assembleia apontaram que o consumo de calcário este ano deve repetir 2016. O mesmo deve ocorrer em São Paulo, segundo Bellato. O otimismo maior está no Mato Grosso, que espera 10% a mais na quantidade aplicada, na comparação 2016/2017.

Confira a diretoria que dirigirá a Abracal até 2019:

Mandato 01/07/2017 a 30/06/2019

Diretoria Executiva:
Diretor-Presidente: Oscar Alberto Raabe (RS)
Diretor Vice-Presidente: João Bellato Júnior (SP)
Diretor 1º Secretário: Anselmo Vasconcellos Neto (MG)
Diretor 2º Secretário: Francisco Conrado Ferreira Penço (MT)
Diretor 1º Tesoureiro: Vitor Hugo Gaudêncio Johnson (PR)
Diretor 2º Tesoureiro: Sérgio Pedreira De O. Souza (BA)

Conselho Fiscal:
Presidente: Raimundo Viana Dutra (GO)
Relator: Fábio Ramos Vitti (SP)